domingo, 21 de setembro de 2008

Crônica sobre a Cegueira dos Blogueiros



Sabe o que eu acho interessante? Bem, é óbvio que você não sabe, nem imagina, aliás, nem deve ter a mínima vontade de saber . Ou de imaginar. Entretanto, é justamente esse o ponto da questão: o que leva uma pessoa socialmente sudável, com amigos cujos ouvidos estão sempre vagos para questionamentos e desabafos súbitos, com livros em cujas páginas há uma imensidão de palavras acalentadoras para qualquer existência insegura e desnorteada, além de uma bagagem cultural razoavelmente boa a ponto de lhe conferir discernimento suficiente entre o bom gosto e o ridídulo, enfim, o que leva uma pessoa nessas circunstâncias a se prestar ao ridículo de um blog pessoal?
Que arroubos pretensiosos o levam a pensar que o que ele pensa ou escreve é interessante para quem lê? Não sabe ele que por muitas vezes há pessoas que são divertidíssimas na vida real, mas que o real e o virtual possuem linguagens diferentes e até, como os tempos têm ido hoje, públicos diferentes?
Tudo bem, mas não são todos que querem ser engraçados, ou pelo menos parecê-lo. Claro. Você está certo. Mas a mesma lógica dos blogueiros engraçadinhos se aplica aos mais seriozinhos, politicozinhos e romanticozinhos: quem lhes garante que das coisas que escrevem alguma tem valor dentro dos seus respectivos campos, seja do saber ou do sentir?
Mas ninguém quer garantia de nada! Concordo, talvez ninguém queira garantia de nada e só escvreva para sentir-se mais vivo, pois a realidade já está esgotada de possibilidades viáveis de felicidade. Mas nem todos escrevem por fuga. Está certo, nem todos escrevem para fugir, mas então porque escrevem? Por que gostam. E gostar de algo é motivo suficiente para atolar o espaço virtual com lixo verborrágico? Hein, hein? Agora me responda você.
Sem resposta? Não, apenas acho que se as pessoas escrevem é porque gostam e não devem sentir-se inseguras ao publicar o que escreveram, até porque sempre há quem se identifique...
Aquela velha história do sapato velho pra meia furada! Mais lixo pra net...Veja bem, caro amigo, você percebe o que está acontecendo hoje no mundo? Todos famintos, pobres, sujos e maltrapilhos? Sim, tô. Percebe que cada vez que o homem estraga mais seu espaço e as coisas produzidas por esse espaço, mais e mais pessoas deixam de usufruir de um bem que devia ser universal? É, isso é bem verdade... Pois então, você não acha que não acontecerá o mesmo por aqui? Acha, por acaso, que esse mundinho virtual é infinito? Hã?hã? Ah, não tenho certeza, mas as comparações estão um pouco desproporcionais...aqui ninguém come ou veste-se, os efeitos são outros; há espaço pra todos...
E porque tantas reticências? Você fala com o máximo de certeza? Bem, não, eu nem sou muito entendido dessas coisas de computador...Então, você assume que o mundo virtual também pode ser limitado? É, pode ser... E que se ele for limitado, um dia ele pode se transformar num caos de pessoas sedentas por serem ouvidas? Também acho que pode ocorrer...E se tudo isso que eu falo for a verdade, o melhor não é evitar o futuro caos da maneira mais correta? Sim, mas que maneira é essa? Censurando? Não, amigo, sem censuras. É só criar consciência na cabeça dessas pessoas que acham qualquer importância no que escrevem. E como determinar o que é importante e o que é futilidade? Mas é essa a questão: educação virtual! Cada qual precisa ser consciente, precisa ser são o bastante para saber a importância do que escreve. Mas...Como?
Olha só, meu querido, eu estou apenas querendo ajudar, e acho que já me prolonguei demais. Penso que os textos deviam ser reciclados e que devia haver uma lixeira ao lado de cada blog - sabe aquelas lixeiras coloridas para lixo reciclável?, e se o leitor achasse aquilo um lixo, ele mesmo teria a oportunidade de jogar aquele endereço fora, e nem por acidente seu computador acessaria esse blog novamente. E digo mais, se cada blog fosse jogado no lixo tantas vezes, em comparação com os que o viram e não o jogaram fora, ele deveria ser automaticamente extinto da rede, como se tudo isso fosse um mecanismo de defesa, os glóbulos brancos do espaço virtual seríamos nós mesmos!
E agora, só porque não gosto de coerência, vou publicar essa nossa conversa que para nada, além de meneios nagativos e expressões incrédulas, irá servir.

Um comentário:

Unknown disse...

A gente escreve pra muitas coisas:
A) evitarmos a esquizofrênia[ ]
B) mostras a 6 dúzia de 3 ou 4 que valemos o trabalho que damos [ ]
C) por vaidade [ ]
D) por liberdade [ ]
E) todas as respostas anteriores [X]

bjs Gajos.

visitarei outras vezes.

Kandinsky

Kandinsky
looking for the rabbit...